Thursday, September 01, 2016

Qual o impacto dos níveis de hemoglobina e da anemia sobre a mortalidade no AVC agudo?

Qual o impacto dos níveis de hemoglobina e da anemia sobre a mortalidade no AVC agudo?


Uma revisão sistemática e meta-análise sobre o impacto dos níveis de hemoglobina1 e da anemia2 na mortalidade3 por acidente vascular cerebral4 (AVC) foi realizada com o objetivo de avaliar sistematicamente essa associação e quantificar as provas existentes.
O estudo foi publicado pelo periódico Journal of the American Heart Association. Foram analisados registros do UK Regional Registry Data de uma coorte5 de 8.013 pacientes com AVC (média de idade de 77,81 ± 11,83 anos), admitidos por mais de 11 anos consecutivos (janeiro de 2003 a maio de 2015). O impacto dos níveis de hemoglobina1 e da anemia2 sobre a mortalidade3 foi avaliado por valores específicos, por sexo, em diferentes pontos de evolução (7 e 14 dias; 1, 3 e 6 meses; 1 ano), utilizando modelos de regressão múltipla com controle para fatores de confusão.
A anemia2 estava presente em 24,5% da coorte5 na admissão e foi associada à maior chance de mortalidade3 na maioria dos pontos examinados até um ano após o acidente vascular cerebral4. A associação foi menos consistente para homens com acidente vascular cerebral4 hemorrágico6. Níveis elevados de hemoglobina1 também foram associados ao aumento da mortalidade3, principalmente no primeiro mês.
Em seguida, foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados Embase e Medline. Vinte estudos preencheram os critérios de inclusão. Quando combinados à coorte5 do estudo atual, a amostragem populacional tinha 29.943 pacientes com acidente vascular cerebral4. A base de evidência foi quantificada em uma meta-análise. Anemia2 à admissão foi associada a um risco aumentado de mortalidade3 em ambos, acidente vascular cerebral4 isquêmico7 (8 estudos; odds ratio 1,97 [IC 95% 1,57-2,47]) e acidente vascular cerebral4 hemorrágico6 (4 estudos; odds ratio 1,46 [IC 95% 1.23- 1,74]).
Concluiu-se que as fortes evidências sugerem que os pacientes com anemia2 têm um aumento da mortalidade3 no acidente vascular cerebral4. Intervenções podem ser realizadas para esta população de pacientes e podem melhorar os resultados, mas exigem uma avaliação mais aprofundada.


NEJM: tratamento com biotina pode imitar a doença de Graves e gerar tratamentos...
NEWS.MED.BR, 2016. Qual o impacto dos níveis de hemoglobina e da anemia sobre a mortalidade no AVC agudo?. Disponível em: . Acesso em: 1 set. 2016.

No comments:

Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar

  Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar O intestino, frequentemente chamado de "segundo cérebr...