Thursday, September 01, 2016

CrossFit - Vantagens e Desvantagens

CrossFit - Vantagens e Desvantagens

O que é CrossFit?

O CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico, baseado em movimentos funcionais, feitos com alta intensidade e variados continuamente. Normalmente esses movimentos se enquadram em três modalidades: (1) levantamento de peso, (2) ginástica e (3) condicionamento metabólico ou cardíaco. Ele permite ao praticante a mais perfeita adaptação fisiológica1 possível, independentemente da idade ou nível físico da pessoa.

Em que consiste o CrossFit?

O CrossFit visa atingir e manter níveis adequados de força, resistência ou mobilidade, para conseguir a participação com sucesso no trabalho, em atividades recreativas e na rotina diária, consistentes com o fenótipo2 e genótipo3 do indivíduo.
O treinamento de CrossFit começa com um aquecimento, depois do qual é feito o treino do dia, que muda de dia para dia, incluindo uma mistura de exercícios funcionais feitos em alta intensidade, durante 5 a 20 minutos. O principal equipamento para a sua prática é o próprio corpo. Geralmente usa-se também técnicas e equipamentos como barras e argolas olímpicas, pesos livres, cordas, caixas, bolas, pneus, argolas, elásticos, correntes entre outros. O CrossFit é um método que tenta promover a camaradagem natural, a competição saudável e a diversão do esporte.
O treino padrão de CrossFit é dividido em quatro etapas:
  1. O aquecimento prepara física e mentalmente os praticantes para o treino, causando um aumento do fluxo sanguíneo para os músculos4, da temperatura corporal, das reações metabólicas e da amplitude de movimentos.
  2. A etapa técnica do treino visa o aprendizado ou aperfeiçoamento das técnicas utilizadas no esporte ou para ser desenvolvido um trabalho específico para ganho de força e/ou potência.
  3. A terceira etapa, de treino de condicionamento metabólico, normalmente consiste na realização de uma sequência, muitas vezes inédita, de um ou mais exercícios realizados com alta intensidade.
  4. A recuperação, última etapa do treino, consiste em um trabalho específico de recuperação muscular e/ou um trabalho de flexibilidade.

Vantagens e desvantagens do CrossFit

O CrossFit visa melhorar as capacidades físicas de resistência cardiovascular e respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, precisão, potência, agilidade, equilíbrio, coordenação motora e velocidade. Baseado em movimentos naturais, funcionais e sempre variados, o CrossFit garante um treino altamente eficiente, tanto mentalmente como esteticamente e para toda a saúde5 em geral.
Dentre os benefícios do CrossFit estão o aumento da força, redução de medidas e do percentual de gordura6, melhora na flexibilidade, melhora na capacidade cardiovascular e respiratória, aumento da explosão e da velocidade, aumento da resistência muscular, melhora no equilíbrio, redução de estresse e definição de tônus muscular7.
O treinamento é altamente eficiente, fortalecendo o corpo por inteiro. É um excelente treino preparatório para atletas, aumentando a energia, reforçando o espírito de equipe e aumentado a autoconfiança. O CrossFit melhora o desempenho em corridas de longa e curta distâncias e previne lesões8, quando praticado com o auxílio de profissionais qualificados.
Na internet podem ser encontradas várias informações que associam o CrossFit a um risco maior de lesões8 e até a uma doença grave chamada rabdomiólise9. No entanto, não existem muitos estudos consolidados na literatura médica que possam confirmar esses dados. Uma pesquisa conhecida como The nature and prevalence of injury during CrossFit training, publicada pelo The Journal of Strength and Conditioning Research, mostra que as lesões8 de ombro e coluna são as mais comuns entre os praticantes do CrossFit, mas não se encontrou nenhum caso de rabdomiólise9 no grupo estudado. São necessárias novas investigações sobre os riscos de possíveis lesões8 associadas a esta prática.

No comments:

Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar

  Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar O intestino, frequentemente chamado de "segundo cérebr...