Monday, July 20, 2009

PARA VOCÊ QUE ESTÁ EM USO DE ANTICOAGULANTE ORAL, LEIA COM MUITA ATENÇÃO

PARA VOCÊ QUE ESTÁ EM USO DE ANTICOAGULANTE ORAL, LEIA COM MUITA ATENÇÃO

1. Nome do medicamento :

Você toma uma medicação chamada varfarina sódica, antagonista da vitamina K que participa como um dos fatores essenciais para a coagulação sangüínea.

Objetivo do uso :

"Afinal" o sangue, diminuindo o risco de formação de trombos ( coágulos ) que podem se soltar e entupir vasos sangüíneos, provocando sérios problemas nas artérias, no coração e também no cérebro.

Freqüência do uso :

O uso é diário. Não deve parar, diminuir ou aumentar as doses sem orientação médica.

Dose ideal :

Para que o médico possa ajustar a dose do anticoagulante você precisa fazer o exame de TP ( Tempo de Protrombina ), regularmente. Os níveis de TP indicam se a dose está adequada ou se ela deve ser aumentada ou diminuída.

Nível do exame de sangue :

O nível ideal, valor do INR ( índice de como está a coagulação do seu sangue ) varia. Pergunte ao seu médico qual se aplica a você.

Tempo de uso :

O anticoagulante é medicação de uso contínuo, ou seja, pôr tempo indeterminado.

Horário :

Siga a orientação de seu médico, tomando sempre no mesmo horário, pois a chance se esquecer será menor. O importante, contudo, é tomar o medicamento todos os dias.

O que deve fazer em caso de esquecimento ?

Não dobre a dose de varfarina sódica em caso de esquecimento, pois pode ocorrer sangramento.

Outros medicamentos :

Muitos medicamentos podem aumentar a ação do anticoagulante. Comunique a seu médico todos os medicamentos que você usa; ao receber uma nova receita, pergunte se os medicamentos interferem com a varfarina.

Em casos de dor ou febre devem ser evitadas medicações que contenham ácido acetilsalicílico ( AAS ou aspirina ), pois podem irritar o estômago, com risco de hemorragia.

Alimentação :

Alguns alimentos ricos em vitamina K diminuem a ação da anticoagulante, principalmente verduras de folhas verdes escuras. Os principais alimentos são: couve, couve-flor, espinafre, brócolis, repolho, agrião, aspargo, ervilha, alface, folhas de nabo, chás ( verdes ), fígado, abacate, azeite de oliva. Portanto, devem ser consumidos sempre nas mesmas qualidades.

Bebidas alcoólicas :

As bebidas alcoólicas podem aumentar o efeito anticoagulante com risco de sangramento

Conduta na gestação ou intenção de gravidez :

Se você está grávida comunique a seu médico, pois o anticoagulante via oral pode interferir na gravidez e no bebê.

O que fazer perante outra doença, necessidade de cirurgia ou procedimento do dentista?

Quando realizar um procedimento dentário ou algum tipo de cirurgia, comunique previamente que está em uso de anticoagulante varfarina sódica e a sua dosagem.

Evite ferimentos, inclusive esportes com risco de choques( futebol, voleibol, basquetebol, etc. ), pois um "simples corte de pele" pode levar a sangramento volumoso.

Em presença de outra doença, peça orientação sobre o uso de varfarina sódica.

RELATE QUALQUER SINAL DE SANGRAMENTO OU OUTRO SINTOMA. FIQUE ATENTO PARA PERDAS DE SANGUE PELO NARIZ, GENGIVA, FEZES OU URINA, MANCHAS ROXAS NA PELE, AUMENTO DO VOLUME E/OU DURAÇÃO DE MENSTRUAÇÃO. IMEDIATAMENTE, COMUNIQUE A SEU MÉDICO.

1

No comments:

Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar

  Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar O intestino, frequentemente chamado de "segundo cérebr...