Monday, July 20, 2009

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA


O QUE É



A IC ( insuficiência cardíaca ) consiste na incapacidade ou dificuldade do coração em bombear o sangue de forma adequada ás necessidades do organismo.

A IC é considerada um importante problema de saúde pública, por atingir um elevado número de pessoas e devido a sua alta taxa de mortalidade quando não tratada.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia estima-se que existam no Brasil cerca de 6,4 milhões de pessoas com insuficiência cardíaca. No ano de 2000 foram, realizadas no Brasil mais de 398 mil internações devido à IC, com uma taxa de mais de 26 mil óbitos, números que superou o de mortes por Aids e se comparou ao de mortes por câncer.


QUEM PODE SOFRER DE IC



· Pessoas que sofreram um ou mais infartos do miocárdio.

· Quem já fez alguma cirurgia de revascularização (ponte de safena) e/ou angioplastia.

· Quem tem familiares com histórias de IC.

· Quem tem hipertensão arterial (pressão alta ) não - tratada e não - controlada adequadamente.





SINTOMAS



Nas fases iniciais, a IC não causa muitos sintomas e pode passar despercebida.

Com o passar do tempo, a pessoa vai apresentando falta de ar e cansaço quando realiza esforços físicos e esses sintomas se tornam cada vez mais intensos. Pode aparecer inchaço nas pernas e tosse noturna. Pode também acontecer de a pessoa acordar á noite com falta de ar, precisando usar mais travesseiros para conseguir dormir. Nos casos mais graves de IC, a falta de ar é mais acentuada e aumenta com qualquer esforço físico, podendo ocorrer até mesmo em repouso.




SINAIS



· Aumento de peso.

· Inchaço dos pés, das pernas e nos casos mais graves, também da barriga.



· Inchaço das veias do pescoço.

· Desmaios.

· A IC não - tratada pode apresentar aumento do fígado e do baço, assim como alteração do nível de consciência, sonolência, torpor e, nos casos mais avançados, icterícia ( coloração amarela na pele e mucosa ).




COMO PREVENIR



Controlando os fatores de risco para problemas do coração, como :



· Pressão alta.

· Colesterol e triglicérides elevados.

· Diabetes.

· Tabagismo.

· Falta de exercícios.

· Obesidade.



Os pacientes com pressão alta devem procurar mantê-la controlada seguindo as orientações médicas rigorosamente.



O diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenção para impedir o estabelecimento e a progressão da doença.

Através de sintomas e sinais, o médico pode determinar o estágio em que a doença se encontra e instituir a melhor forma de tratamento.




COMO TRATAR



Tratamento sem medicamentos:



· Reduzir o sal da comida.

· Reduzir a ingestão de álcool.

· Parar de fumar.

· Realizar atividades físicas moderadas regularmente.



Além do controle dos fatores de risco, existe hoje uma série de medicamentos eficazes e seguros para tratar a IC,

Mas para um bom resultado é importante que você siga corretamente as orientações de seu médico. Nos casos mais graves e avançados de IC, para os quais já se esgotaram os recursos medicamentosos, o transplante cardíaco constitui uma forma cirúrgica consagrada, embora ainda de difícil realização devido á falta de doadores.


DICAS



· Para prevenir a IC é fundamental controlar os fatores de risco para as doenças do coração: pressão alta, diabetes, colesterol alto, tabagismo, sedentarismo e obesidade.

· Tenha hábitos de vida saudáveis, evite o tabagismo, o excesso de sal e de álcool.

· Faça exercícios físicos regularmente, com moderação.

· Tenha uma alimentação saudável reduzindo o consumo de comidas gordurosas e ricas em colesterol, como carnes gordas, manteiga, ovos. Prefira carnes magras e brancas, verduras e frutas.

· Se você tiver alguma doença cardíaca já diagnosticada, siga corretamente as orientações de seu médico, pois algumas doenças do músculo cardíaco aumentam as chances de desenvolver IC.

· Aqueles que tem pressão alta verificar periodicamente se ela se encontra de fato controlada. A hipertensão não – controlada é um dos fatores de risco mais importantes de desenvolvimento de IC, principalmente quando associada a doença das artérias coronárias.

· Quem já teve diagnóstico de IC deve tomar vacina contra gripe profilaticamente todos os anos e contra a pneumonia a cada 3 anos.

· Caso você tenha algum parente próximo com problemas do coração, derrame, pressão alta, diabetes ou colesterol alto, consulte o seu médico periodicamente.

1

No comments:

Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar

  Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar O intestino, frequentemente chamado de "segundo cérebr...