Thursday, September 22, 2016

JAMA: gestantes e bebês estão expostos a neurotoxinas

JAMA: gestantes e bebês estão expostos a neurotoxinas

O consenso, publicado em julho pelo Environmental Health Perspectives, é conhecido como The Targeting Environmental Neuro-Developmental Risks (TENDR) Consensus Statement e faz um convite à ação para reduzir a exposição a produtos químicos tóxicos que podem contribuir para a prevalência1 da deficiência do desenvolvimento neurológico em crianças da América.
Depois de analisar evidências dos efeitos no cérebro e sistema nervoso2 de mais de 10 grupos químicos diferentes em estudos de exposição na infância e desenvolvimento infantil, os exemplos de produtos químicos neurotóxicos foram além dos habituais suspeitos chumbo, mercúrio e bifenilpoliclorados (PCBs) e incluíram também pesticidas organofosforados, retardadores de chama difenil eter polibromado (PBDE) e poluentes do ar relacionados à combustão.
Estes produtos químicos foram escolhidos devido à forte evidência de neurotoxicidade em seres humanos, juntamente com a exposição generalizada e a viabilidade de redução à exposição. Mas Irva Hertz-Picciotto, diretora do University of California-Davis Environmental Health Sciences Center e co-diretora do Projeto TENDR, enfatizou que "estes produtos químicos são exemplos e não devem ser interpretados como a totalidade do problema."
O grupo concorda que a investigação sobre outros produtos químicos emergentes, particularmente aqueles que causam perturbações endócrinas tais como os ftalatos, também levantam graves preocupações de segurança. Hertz-Picciotto também apontou que milhares de produtos químicos ainda não foram testados para efeitos de longo prazo sobre a função cerebral resultante de exposições no períodopre natal e na infância precoce.
De acordo com as estimativas atuais dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças, uma em cada dez crianças nos Estados Unidos tem transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), enquanto uma em 68 tem transtorno do espectro do autismo (TEA). Deficiências intelectuais, que são mais difíceis de serem mensuradas, também parecem estar em ascensão.
Embora as exposições químicas sejam apenas um componente que contribui para o aumento das perturbações do desenvolvimento neurológico, elas são um fator que pode ser reduzido, o que torna seu conhecimento muito importante.
NEWS.MED.BR, 2016. JAMA: gestantes e bebês estão expostos a neurotoxinas. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2016.

Complementos

1 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
2 Sistema nervoso: O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e a porção periférica está constituída pelos nervos cranianos e espinhais, pelos gânglios e pelas terminações nervosas.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.


No comments:

Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar

  Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar O intestino, frequentemente chamado de "segundo cérebr...