Thursday, September 01, 2016

Chocolate diário pode proteger contra a resistência à insulina e melhorar os níveis de enzimas hepáticas

Chocolate diário pode proteger contra a resistência à insulina e melhorar os níveis de enzimas hepáticas


Consumo diário de chocolate é inversamente associado com resistência à insulina1 e enzimas hepáticas2, de acordo com uma observação de fatores de risco cardiovasculares realizada em um estudo chamado Luxembourg, publicado pelo periódico British Journal of Nutrition.
Este estudo examinou a associação do consumo de chocolate com resistência à insulina1 e enzimas hepáticas2 no soro3 em uma amostra nacional de adultos de Luxemburgo. Uma amostra aleatória de 1.153 indivíduos, com idades entre 18 e 69 anos, foi recrutada para participar na observação transversal dos fatores de risco cardiovasculares no estudo Luxembourg.
O consumo de chocolate (g/dia) foi obtido a partir de um questionário sobre frequência alimentar semi-quantitativa. Os níveis de glicose4 e de insulina5 no sangue6 foram utilizados para o modelo de avaliação da homeostase da resistência à insulina1 (HOMA-IR7). Os biomarcadores hepáticos no soro3, tais como γ-glutamil-transpeptidase (γ-GT), aspartato transaminase e níveis séricos de alanina-transaminase (ALT) (mg/l) foram avaliados utilizando ensaios de laboratório normalizados (padrão). Os consumidores de chocolate (81,8%) eram propensos a serem mais jovens, fisicamente ativos, pessoas com níveis de educação mais elevados e menos comorbidades8 crônicas.
Após a exclusão de indivíduos que faziam uso de medicamentos antidiabéticos, o maior consumo de chocolate foi associado com menor HOMA-IR7 (β=-0,16, P=0,004), níveis de insulina5 no soro3 (β=-0,16, P=0,003) e γ-GT (β=-0,12, P=0,009) e ALT (β=-0,09, P=0,004), após ajustes para idade, sexo, nível educacional, estilo de vida e fatores dietéticos de confusão, incluindo a ingestão de frutas e vegetais, álcool, café e chá ricos em polifenol.
Este estudo relata uma relação inversa e independente entre o consumo diário de chocolate e os níveis de insulina5, HOMA-IR7 e enzimas do fígado9 em adultos, sugerindo que o consumo de chocolate pode melhorar os níveis de enzimas hepáticas2 e proteger contra a resistência à insulina1, um fator de risco12 bem estabelecido para distúrbios cardiometabólicos.
Mais pesquisas prospectivas observacionais e estudos randomizados controlados bem desenhados são necessários para confirmar esta relação transversal e para compreender o papel e os mecanismos que os diferentes tipos de chocolate podem desempenhar na resistência à insulina1 e nas alterações cardiometabólicas.

NEWS.MED.BR, 2016. Chocolate diário pode proteger contra a resistência à insulina e melhorar os níveis de enzimas hepáticas. Disponível em: . Acesso em: 1 set. 2016.

No comments:

Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar

  Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar O intestino, frequentemente chamado de "segundo cérebr...