Tuesday, November 14, 2017

Nature: lapsos neuronais seletivos precedem os lapsos cognitivos humanos após privação do sono


Nature: lapsos neuronais seletivos precedem os lapsos cognitivos humanos após privação do sono


A+A-Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia
Nature: lapsos neuronais seletivos precedem os lapsos cognitivos humanos após privação do sono

Pesquisadores norte-americanos e israelenses publicaram na revista Nature que a privação de sono pode levar a lapsos cognitivos1 e que estes são precedidos por lapsos neuronais, já que as respostas de propagação seletiva de neurônios2 individuais no lobo temporal3 médio (MTL) são atenuadas, atrasadas e alongadas com a falta de sono.
A privação do sono é uma importante fonte de morbidade4 com efeitos generalizados para a saúde5, incluindo aumento do risco de hipertensão6, diabetes7, obesidade8, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral9. Além disso, a privação do sono leva à maior ocorrência de acidentes de trânsito e erros médicos e, portanto, é um tópico10 urgente para investigação. Durante a privação do sono, a falta de sono reduz a capacidade de funcionamento neuronal, causando lapsos cognitivos1. Isso prejudica a forma como percebemos e reagimos ao que acontece ao nosso redor.
Recentemente, através do estudo de eletroencefalogramas (EEGs) em seres humanos e potenciais de campo locais (LFPs) em primatas não humanos e roedores, verificou-se que, durante a privação do sono, as ondas regionais de sono lento e theta (lento/theta) ocorrem com desempenho comportamental prejudicado durante a vigília.
Neste trabalho, os pesquisadores utilizaram eletrodos intracranianos para registrar atividades de neurônios2 únicos e LFPs em pacientes neurocirúrgicos humanos que realizaram uma tarefa de vigilância psicomotora11 de categorização face12/nonface (PVT) em várias sessões experimentais, incluindo uma sessão após uma noite completa de privação de sono. Descobriu-se que, logo antes das falhas cognitivas, as respostas de propagação seletiva de neurônios2 individuais no lobo temporal3 médio (MTL) são atenuadas, atrasadas e alongadas. Além disso, durante os lapsos cognitivos1, os LFPs exibem um aumento relativo local na atividade lenta/theta que está correlacionada com as respostas degradadas de neurônio único e com atividade teta basal.
Os resultados mostram que os lapsos cognitivos1 envolvem mudanças locais dependentes do estado na atividade neuronal já presentes no lobo temporal3 médio (MTL).
Leia sobre "Ciclos do sono", "Insônia" e "Polissonografia13".

Fonte: Nature Medicine, publicação online, em 6 de novembro de 2017

No comments:

Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar

  Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar O intestino, frequentemente chamado de "segundo cérebr...