Sunday, November 04, 2007

Cientistas desenvolvem exame de sangue para prever Alzheimer

16/10/2007 - 08h28
Cientistas desenvolvem exame de sangue para prever Alzheimer
Publicidade
da Efe, em Londres

Cientistas americanos desenvolveram um exame de sangue que pode servir para determinar com até seis anos de antecipação a aparição do mal de Alzheimer.

O estudo é resultado do trabalho de uma equipe de pesquisadores da University School of Medicine, da Califórnia, nos Estados Unidos, e pode ajudar na elaboração de um tratamento precoce para a doença.

Segundo os cientistas, o exame é seguro em 100% dos casos. Por isso, deve ter um forte impacto no diagnóstico e no tratamento do tipo de demência senil mais propagado.

Uma das maiores dificuldades existentes até agora era determinar se as falhas de memória de caráter leve são indicativos de uma deterioração mental severa.

O exame em questão permite identificar certas transformações em um grupo de proteínas no sangue. Eles servem para transportar as mensagens.

"Do mesmo modo que um psiquiatra pode deduzir muitas coisas escutando as palavras de um paciente, 'escutando' diferentes proteínas podemos ver que algo não funciona com as células", afirmou um dos autores do estudo, Tony Wyss-Coray, em artigo divulgado na revista "Nature Medicine".

No comments:

Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar

  Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar O intestino, frequentemente chamado de "segundo cérebr...