Sunday, November 04, 2007

Emagrecer ajuda a reduzir risco de câncer, diz estudo

31/10/2007 - 19h54
Emagrecer ajuda a reduzir risco de câncer, diz estudo
da BBC Brasil

Emagrecer ajuda a reduzir o risco de câncer, mesmo que a pessoa não esteja acima do peso, indica um estudo internacional publicado nesta quarta-feira (31) pela World Cancer Research Fund, uma organização de pesquisa sobre a doença.

Este é o maior estudo sobre a relação entre câncer e estilo de vida já realizado. Os pesquisadores analisaram dados de sete mil estudos anteriores e publicaram uma série de recomendações para diminuir os riscos.

A conclusão foi que até um terço dos casos de câncer poderiam ser evitados se as pessoas mudassem seus estilos de vida.

Entre as recomendações estão não engordar na vida adulta, evitar bebidas açucaradas (como refrigerantes, por exemplo) e não comer carne processada, entre elas presunto, bacon e salame.

Peso

As pessoas com ICM (índice de massa corporal) entre 18,5 e 25 são consideradas saudáveis, mas o estudo afirma que o risco de desenvolver a doença aumenta à medida que o ICM se aproxima de 25. O documento recomenda que todos tentem ficar o mais próximo de 18,5 possível.

O câncer do intestino e de mama são algumas das formas mais comuns da doença, e o relatório afirma que há evidências "convincentes" de que a gordura corporal tem papel-chave no desenvolvimento desses tumores.

Além de aconselhar a parar de comer carnes processadas, os pesquisadores dizem que as pessoas deveriam limitar o consumo de carne vermelha a 500 gramas por semana.

Bebida

O estudo também recomenda evitar bebidas alcoólicas, mas os pesquisadores aceitam que, se forem consumidas em pequenas quantidades, elas podem ajudar a evitar outras doenças.

Refrigerantes e outras bebidas açucaradas devem ser evitadas porque engordam. O consumo de suco de frutas também deve ser reduzido.

O documento ainda recomenda a amamentação como forma de proteção contra o câncer, argumentando que ela pode reduzir os riscos de câncer de mama na mãe e ajuda a evitar a obesidade na criança --embora isso ainda não tenha sido provado.

Conselhos

"Se as pessoas estiverem interessadas em reduzir o risco de desenvolver câncer, seguir essas recomendações é a melhor forma", disse um dos autores, o professor Martin Wiseman.

"O câncer não é destino, é uma questão de risco, e você pode ajustar esses riscos no modo como você se comporta. É muito importante que as pessoas se sintam em controle sobre o que estão fazendo", afirma.

Acredita-se que dois terços dos casos de câncer não estão relacionados a estilo de vida, e há muito pouco que as pessoas podem fazer para evitar a doença nessas circunstâncias.

No entanto, mais de três milhões dos dez milhões de casos de câncer registrados no mundo anualmente poderiam ser evitados se as recomendações fossem seguidas, disse Wiseman.

Leia mais

Descoberta anomalia nos cromossomos que causa câncer de cólon em jovens
Inglaterra vai vacinar meninas de 12 e 13 anos contra o HPV
Teste de DNA pode ser mais eficaz para detectar câncer de colo de útero
Vacina que previne câncer de colo de útero é mais de 90% eficaz
Livro esclarece dúvidas sobre o câncer
Dieta de sete dias ajuda a perder peso e a manter a saúde

No comments:

Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar

  Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar O intestino, frequentemente chamado de "segundo cérebr...