Saturday, May 12, 2007

Hepatite BMAIS CONTAGIOSA DO QUE A AIDS..

Sua Saúde
Hepatite BMAIS CONTAGIOSA DO QUE A AIDS...
A hepatite B é uma doença grave?
Você está correndo o risco de contrair hepatite B?

Avalie seu grau de risco.

Como é transmitida a Hepatite B?

Referências Bibliográficas
A HEPATITE B É UMA DOENÇA GRAVE ?
A hepatite B é uma doença do fígado causada pelo vírus da hepatite B (HBV). Embora seja encontrada em todo o mundo, ela afeta pelo menos 1 milhão de pessoas nos Estados Unidos.1,3

Atualmente, nos Estados Unidos, ocorrem cerca de 200.000 novas infecções a cada ano e entre 4.000 e 5.000 pessoas morrem em decorrência da doença e de suas complicações.1,4Embora a hepatite B possa ser muito grave e mesmo fatal, muitas pessoas infectadas pelo HBV não apresentam sintomas. Outras podem apresentar uma variedade de sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo fadiga, febre baixa, dores musculares e nas articulações, dor abdominal descrita como sensação de peso e diarréia ocasional. Algumas pessoas desenvolvem icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos).

Ainda que a maior parte das pessoas e recupere da infecção por HBV, aproximadamente 10% dos indivíduos infectados podem se tornar portadores crônicos.2 De modo geral, esses indivíduos não apresentam sintomas, mas correm o risco de desenvolver doenças hepáticas graves, como cirrose ou câncer primário do fígado.
VOCÊ ESTÁ CORRENDO O RISCO DE CONTRAIR A HEPATITE B?
Embora qualquer pessoa possa contrair o vírus da hepatite B, existem certos grupos que, devido a seu estilo de vida, apresentam maior probabilidade de se infectar. Por favor, use alguns minutos do seu tempo para responder às perguntas a seguir.

Se a resposta a uma ou mais perguntas for "sim" para você ou para alguém da sua família, você e/ou essa pessoa podem estar correndo o risco de contrair hepatite B.

Você e/ou seu parceiro tiveram mais de um parceiro sexual nos últimos 6 meses?


Você e/ou seu parceiro já contraíram doenças sexualmente transmissíveis (DST) repetidas vezes ou tiveram contato com pessoa que costuma ter doenças sexualmente transmissíveis?


Você e/ou seu parceiro são homossexuais do sexo masculino ou são bissexuais?


Você e/ou seu parceiro tiveram contato sexual com prostitutas?


Você e/ou seu parceiro usaram drogas injetáveis ou tiveram contato sexual com usuários de drogas injetáveis?


Algum membro da sua família está infectado com o vírus da hepatite B?


Os Centros de Prevenção e Controle de Doenças identificaram diversas áreas onde a infecção por HBV é endêmica: África, China, República Dominicana, Haiti, Índia, México, Países do Oriente Médio, América do Sul, Sudeste Asiático e Indochina. Você planeja morar ou viajar para algumas das áreas relacionadas acima ou ter contato íntimo/sexual com alguém da população local?


Você ou seus familiares nasceram ou viveram em alguma das áreas relacionadas acima?
AVALIE SEU GRAU DE RISCO
Além do risco de contrair uma infecção pelo HBV, se você respondeu "sim" a uma ou mais destas perguntas, você também estará correndo o risco de contrair infecção por HIV.HIV é o vírus que causa a AIDS.

Se você acredita que você e/ou sua família podem estar correndo risco de uma infecção por HBV, converse com seu médico. Ao contrário do que ocorre com a AIDS, existem vacinas para prevenir a hepatite B.

Pergunte a seu médico sobre os benefícios e os riscos da vacinação contra a hepatite B e se a vacina é apropriada para você.

Hepatite B. Você pode ajudar a preveni-la.
Tal como a AIDS, o HBV é comumente transmitido por meio de contato sexual.
COMO É TRANSMITIDA A HEPATITE B?
O HBV pode ser encontrado no sangue e em outros fluidos do corpo, incluindo sêmen, secreções vaginais e saliva.

A transmissão ocorre quando o sangue ou outros fluidos corpóreos infectados contaminam os olhos, a boca, ou penetram no organismo por meio de um corte na pele ou pelo contato sexual.
Referências Bibliográficas
1. Committee on Infectious Diseases, American Academy of Pediatrics. Pediatrics 89 (4): 795-800, 1992

2. Atkinson, W. et al., eds. Epidemiology and prevention of vaccine preventable diseases. Center for Disease Control and Prevention. 3rd ed. January 1996.

3. Goldfarb, A.F. Adolescents and STDs - counseling young patients on hepatites B prevention. The female patient 19:37-40, 1994.

4. Robinson, W.S. - Hepatitis B virus and hepatitis D virus. In: Mandell, Douglas and Bennett's. Principles and pratice of infectius diseases/ Edited by Gerald L. Mandell, John E. Bennett's, Raphael Dolin. 4th ed. USA: Churchill Livingstone, 1995

No comments:

Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar

  Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar O intestino, frequentemente chamado de "segundo cérebr...