Saturday, May 12, 2007

Acompanhamento NutricionalSaúde Nutricional Geral e o HIV

Acompanhamento NutricionalSaúde Nutricional Geral e o HIV
Por que devo agora me preocupar mais com uma alimentação saudável do que antes?



Consumindo uma quantidade adequada de nutrientes, você pode manter sua saúde e reforçar seu sistema imunológico. Você não consegue manter um sistema imunológico sadio se não adotar uma dieta saudável. Indivíduos HIV-positivos devem se concentrar, particularmente, na ingestão de calorias e proteínas, em seu status de vitamina A, D e B12, bem como em seus níveis de cobre e zinco.



Complicações com o HIV

Estou apresentando diarréia como uma complicação do HIV. Devido ao desconforto, não tenho me alimentado muito bem. Devo me preocupar?


Você pode consultar seu médico a respeito de suplementos nutricionais contendo fórmulas especiais, de fácil absorção e pedir que ele verifique se você não desenvolveu uma infecção bacteriana ou viral.

Existem suplementos minerais ou vitamínicos que eu deveria tomar?


Os suplementos vitamínicos e minerais podem ajudar a saúde de seu sistema imunológico. Entretanto, você deve ter o cuidado de não consumir megadoses que, na verdade, podem comprometer seu sistema imunológico. Converse com seu médico antes de tomar suplementos e fazer alterações em sua dieta.

O que é um micronutriente?


Os minerais e as vitaminas são classificados como micronutrientes. Embora os micronutrientes sejam importantes, você não deve ignorar outros nutrientes como as proteínas e os carboidratos. Lembre-se de que a ingestão combinada de nutrientes e energia é o caminho para um sistema imunológico sadio. A ingestão regular e bem planejada de alimentos saudáveis deve fornecer micronutrientes e calorias na medida certa. Entretanto, você deve consultar seu médico antes de fazer alterações em sua dieta.

Tenho uma ferida na boca que torna dolorosa a alimentação; como conseqüência, tenho perdido peso. Embora eu reconheça a importância de uma dieta saudável, a dor é insuportável.

É importante ingerir refeições ricas em nutrientes. Informe-se com seu médico sobre como você pode consumir calorias e nutrientes em quantidade suficiente, apesar de apresentar uma ferida na boca. Ele ou ela pode sugerir que você consuma alimentos semi-sólidos ou pastosos. Use um canudo, se necessário, para direcionar o alimento para longe da ferida. Você pode também tentar amaciar alimentos mais secos mergulhando-os em sopa, ou chupar um picolé antes das refeições para insensibilizar um pouco a boca. Assegure-se de manter uma excelente higiene oral e, com a aprovação de seu médico, lavar a boca freqüentemente com peróxido de hidrogênio e água.


Posso prevenir a síndrome de perda de peso comendo mais?

Peça a seu médico para recomendar formas específicas de manter um peso corpóreo sadio. Para alguns indivíduos HIV-positivos, a perda de massa muscular é devida, em parte, à incapacidade de atender às necessidades calóricas. Se a baixa ingestão de alimentos ou um estado metabólico alterado forem as principais causas da progressão da síndrome de perda de peso, então é importante aumentar a ingestão de alimentos calóricos. Se a síndrome de perda de peso for basicamente devida à má-absorção, você deve ficar mais atento aos alimentos que está ingerindo, sua facilidade de absorção e a quantidade de energia que eles fornecem.

Eu sinto cansaço freqüentemente. Como posso fazer com que a alimentação não seja uma luta nessas ocasiões?



Durante os períodos de fadiga, é especialmente importante alimentar-se adequadamente. Você pode melhorar seus hábitos alimentares durante esses períodos antecipando-se ao cansaço; prepare e congele refeições saudáveis e fáceis de ingerir quando você estiver bem disposto. De forma alternativa, mantenha à mão itens de fácil preparação e lanches (bolachas cream-cracker, queijo, sopas instantâneas, frutas e manteiga de amendoim), ou use serviços de entrega a domicílio para pessoas enfermas ou idosas. Tente fazer pequenas refeições mais freqüentemente ou consumir refeições com alto teor calórico para reforçar sua ingestão de calorias.


Doenças Causadas por Alimentos



Os germes encontrados nos alimentos afetam apenas indivíduos com HIV ou AIDS?

Não, esses são germes comuns que podem afetar qualquer pessoa. Os indivíduos com HIV ou AIDS podem apresentar menor capacidade de combater as doenças causadas por alimentos devido a um sistema imunológico possivelmente debilitado.

Ouvi dizer que uma fonte importante de doença causada pelos alimentos é a ingestão de ovos. Se sou HIV-positivo, devo deixar de comer ovos?

Os ovos podem abrigar a bactéria Salmonella. Você ainda pode ingerir ovos, mas precisa tomar cuidado com a maneira como eles são preparados. Nunca coma ovos crus, ou alimentos contendo ovos crus, incluindo: sorvetes caseiros, gemadas, molhos cremosos para salada, maioneses e massas de biscoitos cruas. Ao cozinhar os ovos, assegure-se de que nem a gema, nem a clara estejam moles. Peça ovos mexidos e bem cozidos ao invés de fritos.

Posso comer sushi e sashimi se for HIV-positivo?

Não é uma boa idéia comer qualquer tipo de frutos do mar crus, incluindo ostras, mariscos, sushi ou sashimi. Mesmo frutos do mar ligeiramente cozidos no vapor devem ser evitados. Esses alimentos podem conter a bactéria Listeria. Os primeiros sintomas de infecção incluem náusea e vômito, mas podem tornar-se mais graves levando a bacteremia, meningite ou encefalite.

Se todas essas diferentes bactérias são encontradas no leite, nas aves, no peixe, na carne e nos ovos, como posso ingerir alimentos saudáveis e adequados?






Ao invés de eliminar esses alimentos da sua dieta, adote as diretrizes básicas para a compra, preparação e armazenamento de alimentos. Coma defensivamente! Leia os rótulos; preste atenção às data de validade e adquira apenas derivados do leite pasteurizados.
Evite passar germes de um alimento para outro; ao fazer compras, mantenha a carne, as aves e o peixe em sacos separados e longe de outros alimentos. Lave cuidadosamente as mãos e todas as superfícies com água quente e sabão antes de preparar os alimentos. Evite usar o mesmo prato, utensílio ou facas para alimentos cozidos e não-cozidos.

Considerando todas as precauções que devo tomar em casa para preparar uma refeição, como posso ter certeza de que não contrairei uma doença se comer em um restaurante?

Na verdade, a maioria dos casos de intoxicação alimentar ocorre como resultado de alimentos inadequadamente preparados em casa. Os departamentos de saúde locais e estaduais impõem rígidas regras sanitárias para todos os restaurantes. Ao comer fora de casa, observe as mesmas precauções que você observa em casa. Peça alimentos bem passados, evite ovos moles ou produtos derivados de ovos crus e não coma carnes ou frutos do mar crus. Se sua refeição não vier como você pediu, devolva-a!

Devo comprar água mineral, ou posso beber água de torneira em minha casa e no trabalho?



Você pode verificar junto ao seu departamento de saúde local se a água de torneira de sua residência é segura para consumo. Se optar por beber água de torneira, ferva-a para eliminar quaisquer germes que possam estar presentes. A água mineral é uma alternativa segura. Lembre-se que se optar por não beber água de torneira, ou se você souber que ela não é segura para consumo, deve também evitar o gelo feito com essa água. Nunca beba água direto de córregos, lagos ou rios.

No comments:

Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar

  Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar O intestino, frequentemente chamado de "segundo cérebr...