Thursday, May 07, 2020

Estudo realizado ao longo de duas décadas mostra declínio de doença cardiovascular entre diabéticos

Gostou do artigo? Compartilhe!
Facebook Whatsapp Google+ Twitter FLinkedin Pinterest Tumblr

Estudo realizado ao longo de duas décadas mostra declínio de doença cardiovascular entre diabéticos

A+A-Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia
Estudo realizado ao longo de duas décadas mostra declínio de doença cardiovascular entre diabéticos
Há evidências de que as complicações relacionadas ao diabetes1 estão diminuindo, mas a maioria das fontes de dados tem limitações.
Agora pesquisadores australianos têm novas evidências de que pacientes com diabetes1 têm menos eventos cardiovasculares hoje do que há 20 anos.
Eles realizaram um estudo observacional longitudinal, publicado pelo Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, com o objetivo de caracterizar as mudanças temporais nas taxas de incidência2 (IRs) de complicações crônicas e mortalidade3 em uma população urbana de australianos de base comunitária bem caracterizados.
Os participantes com diabetes tipo 24 do estudo Fremantle Diabetes1 Study fases I (FDS1; n = 1291 recrutados entre 1993-1996) e II (FDS2; n = 1509 recrutados entre 2008-2011) correspondiam em idade, sexo e CEP a pessoas sem diabetes1 em uma proporção de 1:4.
As principais medidas de resultado foram primeiras hospitalizações por/com infarto do miocárdio5 (IM), acidente vascular cerebral6 (AVC), insuficiência cardíaca7 (IC), amputação8 dos membros inferiores (AMI) e doença cardiovascular (DCV), e mortalidade3 por todas as causas. Foram calculados IRs em cinco anos, taxas de IR (IRRs) para aqueles com versus sem diabetes1 no FDS1 e FDS2 e diferenças de IR (IRDs).
Os 13.995 participantes tinham idade média de 64,8 anos e 50,4% eram do sexo masculino. Houve menores IRRs para IM, AVC, IC e morte por DCV no FDS2 versus FDS1. As IRDs para pessoas com versus sem diabetes tipo 24 haviam reduzido em >50% entre as fases para morte por infarto do miocárdio5, acidente vascular cerebral6, IC, AMI e DCV, sem alteração na IRD para mortalidade3 por todas as causas.
Dentro da coorte9 de diabetes tipo 24 combinada, a participação do FDS2 versus FDS1 foi um preditor inverso independente de acidente vascular cerebral6, IC, morte por DCV e mortalidade3 por todas as causas após o ajuste nos modelos de riscos proporcionais de Cox.
O estudo concluiu que os resultados cardiovasculares nos australianos melhoraram desde os anos 90, especialmente no diabetes tipo 24. A diferença na mortalidade3 por todas as causas entre aqueles com e sem diabetes tipo 24 persistiu, apesar da maior sobrevida10.
Leia sobre "Prevenção do diabetes1 e suas complicações", "Doenças cardiovasculares11" e "Doenças que mais matam no mundo".

Fonte: The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, publicação em 30 de abril de 2020.

NEWS.MED.BR, 2020. Estudo realizado ao longo de duas décadas mostra declínio de doença cardiovascular entre diabéticos. Disponível em: . Acesso em: 7 mai. 2020.

No comments:

Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar

  Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar O intestino, frequentemente chamado de "segundo cérebr...