Wednesday, August 07, 2013

Células tronco derivadas de urina oferecem enorme potencial

  • APA
  • 2 Visualizações
    Sem avaliação
Células tronco podem ser facilmente retiradas da urina humana e podem ser versáteis no uso, de acordo com um estudo dos EUA. Elas não só se transformam em células renais e do trato urinário, mas também em células de osso, cartilagem, gordura, músculo ou nervos. Isto pode permitir seu uso em diversos tratamentos, relatam pesquisadores na revista científica "Stem Cells".
A equipe, liderada por Yuanyuan Zhang, dos Centros Médicos Wake Forest Baptist em Winston-Salem (Carolina do Norte) examinaram amostras de urina de 17 pessoas com 5 a 75 anos de idade. "Essas células podem ser obtidas através de uma abordagem simples, não invasiva e barata que evita procedimentos cirúrgicos", disse Zhang.
Em experimentos, os cientistas estabeleceram que as células tronco derivadas não só podiam se tornar diversos tipos celulares, mas também diferenciar-se nas três camadas de tecido, endoderma, ectoderma e mesoderma – uma marca das células tronco verdadeiras. Mais estudos demonstraram quando as células foram implantadas em camundongos, elas formaram estruturas em multicamadas e semelhantes a vários tecidos.
Ainda não está totalmente claro de onde vêm essas células. Os pesquisadores pressupõem que se originam do trato urinário alto, a saber, dos rins. Observou-se que as mulheres que receberam rins de doadores do sexo masculino tinham um cromossoma Y nas células tronco derivadas da urina, o que corrobora com esta teoria.
Os cientistas veem o futuro de forma otimista. "Essas células tronco representam virtualmente um suprimento ilimitado de células autólogas não só para o tratamento de doenças urológicas, como doenças renais, incontinência urinária e disfunção erétil, mas também podem ser usadas em outros campos", disse Zhang.

No comments:

Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar

  Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar O intestino, frequentemente chamado de "segundo cérebr...