Saturday, January 13, 2007

DOR LOMBAR

ENFOQUE CLÍNICO

Dor lombar

Aproximadamente 80% da população mundial apresenta dor nas costas em algum momento de sua vida.

ENTENDENDO MINHA DOENÇA

Em que consiste o tratamento da dor lombar?

Freqüentemente as pessoas com dor lombar mencionam que somente sentem alívio em repouso; apesar disso, esta não é a única solução para se sentir melhor:um tratamento adequado pode ajudar a continuar com as atividades cotidianas.

Entre os exercícios mais recomendados para diminuir a intensidade da dor estão os de alongamento e flexão; no entanto, lembre-se de que, antes de realizá-los, o médico deve ser consultado, já que ele é o único indicado para orientá-lo sobre quais tipos de exercícios pode realizar.

Entre os medicamentos que o médico pode receitar-lhe, encontram-se os antiinflamatórios e relaxantes musculares, que ajudarão a reduzir a inflamação e a dor, permitindo-lhe uma maior e melhor mobilidade.

Lembre-se que é importante consultar seu médico e não se automedicar, já que pode se tratar de uma condição que requer outro tipo de tratamento, que pode ser até cirúrgico.

Geralmente, este tipo de dor costuma acontecer entre duas a seis semanas. Por meio de um tratamento adequado, o risco de recorrências é minimizado, permitindo que você continue com uma boa qualidade de vida para a realização de todas as suas atividades.


PERGUNTAS FREQÜENTES

Como a dor lombar pode ser prevenida?

A prevenção é a melhor opção para não apresentar esse tipo de dor. Com técnicas simples a serem aplicadas ao longo do dia, você pode minimizar o risco de dor:

mantenha sempre uma postura adequada (tente não curvar suas costas, mantendo-a sempre bem reta).
não carregue ou movimente cargas muito pesadas sozinho; apóie-se em outras pessoas ou use maquinário especial para ajudá-lo.
não flexione a coluna com as pernas retas; dobre os joelhos, sustentando o peso junto ao corpo.
não levante objetos por cima dos ombros.
quando ficar de pé durante muito tempo, utilize um suporte para manter um pé mais elevado que o outro, alternando-os.
não utilize sapatos de salto alto.
mantenha um peso adequado.

No comments:

Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar

  Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar O intestino, frequentemente chamado de "segundo cérebr...