Thursday, November 14, 2013

Chá protege o coração e reduz o risco de câncer

Chá protege o coração e reduz o risco de câncer

  • APA
  • 31 Visualizações
    4 estrelas
Aparentemente, o chá pode realmente ter efeito cardioprotetor. Além disso, ele pode retardar a progressão de alguns tipos de câncer. Esse é o resultado de estudos realizados por pesquisadores italianos e norte-americanos, publicados no "American Journal of Clinical Nutrition" (AJCN).
Muitos estudos mais antigos já haviam sugerido o efeito positivo sobre a saúde cardíaca e a pressão arterial. Isso foi confirmado por uma equipe de pesquisadores liderados por Claudio Ferri da Universidade de L'Aquila. Eles descobriram que o chá reduz a pressão arterial e equilibra os efeitos negativos das refeições ricas em gorduras sobre a pressão sanguínea e fluxo sanguíneo arterial entre pessoas hipertensas.
Para o estudo, os indivíduos hipertensos consumiram uma refeição gordurosa com aproximadamente um grama de gordura por quilo de peso corporal e, em seguida, beberam uma xícara de chá. O chá impediu a redução da dilatação mediada pelo fluxo (DMF) após a refeição gordurosa. Já em um estudo anterior, os pesquisadores observaram que o chá melhorou a DMF de 7,8% para 10,3% e reduziu a pressão arterial sistólica e diastólica em 2,6 e 2,2 mmHg, respectivamente.
Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh acompanharam o efeito inibidor de câncer dos polifenois no chá verde. Em um estudo duplo cego e controlado por placebo, eles examinaram o efeito da ingestão diária de 600 mg de catequinas de chá verde sobre a progressão do câncer de próstata. Após um ano, o câncer havia progredido em 9% entre os homens tratados com polifenois, comparado a 30% no grupo placebo.

No comments:

Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar

  Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar O intestino, frequentemente chamado de "segundo cérebr...