Monday, October 16, 2017


Depressão e agressividade podem ser reações adversas ao Montelucaste, segundo estudo publicado no Pharmacology Research & Perspectives


A+A-Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia
Depressão e agressividade podem ser reações adversas ao Montelucaste, segundo estudo publicado no Pharmacology Research & Perspectives

O Montelukast, um antagonista1 seletivo do receptor de leucotrienos2, é um medicamento recomendado em diretrizes médicas para o tratamento da asma3 em crianças e adultos. No entanto, sua eficácia é debatida, e estudos recentes relataram vários eventos adversos, como distúrbios neuropsiquiátricos e angeíte granulomatosa alérgica.
Saiba mais sobre "Asma3 brônquica".
Este estudo, com publicação online pelo periódico Pharmacology Research & Perspectives, teve como objetivo obter mais informações sobre o perfil de segurança do Montelukast e fornecer uma visão4 geral das reações adversas relevantes para crianças e adultos. Pesquisadores do Department of Pediatric Cardiology, Center for Congenital Heart Diseases, Beatrix Children's Hospital e da University Medical Center Groningen, na Holanda, estudaram retrospectivamente todas as reações adversas do Montelukast em crianças e adultos reportados à base de dados Netherlands Pharmacovigilance Center Lareb e à WHO Global Database, VigiBase®, até 2016.
A depressão foi relatada mais frequentemente em toda a população para o banco de dados global VigiBase®. No VigiBase®, a agressão foi mais relatada em crianças. As dores de cabeça5 foram relatadas mais frequentemente na base de dados holandesa. Além disso, os pesadelos foram frequentemente relatados em crianças e adultos da base holandesa e no banco de dados global. Oito pacientes com angeíte granulomatosa alérgica foram reportados à base de dados holandesa e 563 pacientes no VigiBase®.
Esses dados demonstram que o Montelukast está associado a reações adversas neuropsiquiátricas, como depressão e agressão. Especialmente em crianças, pesadelos são relatados com frequência. A angeíte granulomatosa alérgica também é relatada, mas, neste trabalho, não foi estabelecida uma relação causal. Outros estudos são necessários para observar tal relação.
Leia sobre "Espirometria6", "Bronquite", "Depressão maior" e "Depressão em crianças".

Fonte: Pharmacology Research & Perspectives, publicação online em 20 de setembro de 2017

NEWS.MED.BR, 2017. Depressão e agressividade podem ser reações adversas ao Montelucaste, segundo estudo publicado no Pharmacology Research & Perspectives. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2017.

No comments:

Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar

  Intestino: O "Segundo Cérebro" e sua Influência na Saúde e Bem-Estar O intestino, frequentemente chamado de "segundo cérebr...