Monday, October 04, 2010

Hipertensão arterial - aspectos nutricionais

Hipertensão arterial - aspectos nutricionais


Nutricionista Cyntia Carla da Silva
Nutricionista clínica do Hospital do Coração
Coordenadora de Nutrição Assistencial do Hcor
Hipertensão e suas conseqüências:

A hipertensão arterial popularmente conhecida como "pressão alta" é uma doença que atinge uma grande parcela da população do Brasil e mundo. É um dos fatores que aumentam o risco de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (derrame) e outras doenças cardiovasculares.

Além da hipertensão, outros fatores de risco devem ser observados, dentre eles: dislipidemias (aumento das gorduras no sangue), tabagismo, consumo de álcool, hábitos alimentares inadequados, obesidade, diabetes, sedentarismo e stress. Quanto mais fatores de riscos associados maiores são as chances de problemas como infarto e derrame.

Um dos problemas para o diagnóstico da hipertensão arterial se deve ao fato de que em muitos casos não existem sintomas aparentes. Muitas pessoas convivem com a doença por um longo tempo antes de descobrirem que são hipertensos. Dentre os sintomas que podem ser observados quando a pressão atinge valores muito elevados, ou quando há um pico súbito devido a causas diversas, temos a cefaléia, que geralmente é pulsátil, sensação de calor, dispnéia, opressão no peito, e em casos graves, alterações da consciência e crises convulsivas.

Uma vez estabelecido o diagnostico de hipertensão e afastado causas secundárias que podem cursar com elevação da pressão, como doenças renais e endocrinológicas, é importante aprender a conviver com ela. Isso porque a hipertensão primária ou essencial é causada por fatores genéticos, não havendo cura, mas podendo ser controlada através de alimentação adequada, medicações específicas e mudanças no estilo de vida.

O papel da alimentação na prevenção e controle da hipertensão arterial:

O sódio é um sal mineral que está presente naturalmente em alguns alimentos e é o principal componente do sal de cozinha e de uma série de outros conservantes. Há muito tempo o sódio tem sido considerado importante fator no desenvolvimento e na intensidade da hipertensão arterial.

A evolução da espécie humana, e conseqüentemente a modificação dos hábitos alimentares e as formas de conservação e preparo de alimentos, tiveram um papel importante no aparecimento da hipertensão ao longo destes milhares de anos. Desde os nossos antepassados pré-históricos até hoje, o consumo de sal vem aumentando progressivamente. O primeiro aumento significativo do consumo de sal na alimentação humana ocorreu com o advento da agricultura e a conseqüente necessidade de conservação dos alimentos que eram produzidos em grande escala. Os chineses descobriram há cerca de 4.000 anos que o sal era capaz de conservar os alimentos. Desde então, até os dias atuais o sal é um dos aditivos de conservação mais abundantes nos alimentos processados.

O consumo médio de sal da população gira em torno de 10 a 12 gramas/dia. Este consumo refere-se ao sódio natural dos alimentos, ao sal adicionado durante o preparo e do consumo de alimentos processados que apresentam sódio. O consumo total de sódio pode ser considerado proveniente de três maneiras: 75% de alimentos processados, 10% de sódio do próprio alimento 15% de sal de adição. A recomendação do consumo de sal para as pessoas hipertensas é de 6 gramas de sal por dia, já incluindo o sal natural dos alimentos.

Diminuindo o consumo de sódio:

Para que as recomendações de redução do sal na alimentação sejam cumpridas é necessário selecionar com atenção os alimentos e prepará-los de forma adequada. Algumas atitudes simples podem reduzir de forma significativa o sal da dieta, siga estas recomendações:

"Não adicione sal aos alimentos que já estão preparados, nada de deixar o saleiro à mesa

"Cozinhe e prepare os alimentos com a quantidade mínima de sal que lhe foi orientada por seu médico ou nutricionista

"Comece a prestar atenção nos diferentes sabores dos alimentos, e que muitas vezes estavam mascarados pelo uso excessivo de sal

"Não utilize realçantes de sabor com caldos de carne, frango ou legumes; nem outros condimentos como molho inglês, molho de soja, mostarda preparada, catchup e todos os demais temperos prontos

"Incremente o aroma e sabor das refeições com temperos e condimentos naturais do tipo alho, cebola e ervas aromáticas como manjericão, salsa, cebolinha, alecrim, orégano, gengibre e outras de sua preferência

"Não consuma alimentos industrializados, principalmente conservados em salmoura como enlatados e vidrarias além de sopas e caldos prontos

"Cuidado com os aperitivos tipos salgadinhos industrializados como: batata frita, amendoim torrado e queijos

"Frios e embutidos também devem evitados

"E agora uma outra dica bastante importante: aumente bastante o consumo de alimentos ricos em potássio, pois o potássio age no organismo de forma contrária ao sódio, ou seja, ele diminuiu a pressão arterial. Os alimentos ricos em potássio são as frutas e sucos de fruta,legumes e verduras frescas além de leguminosas como feijão, ervilha, lentilha e grão de bico

"Além de tudo isto evite também o consumo excessivo de café (3 xícaras por dia, evitando café expresso) e evite o consumo de gordura animal como carnes gordas e leite e derivados integrais. Prefira gorduras vegetais como óleos de soja, canola e oliva.

Outros cuidados importantes:

A obesidade está estreitamente relacionada com a hipertensão arterial. Desta forma é fundamental que os indivíduos hipertensos mantenham seu peso dentro da faixa de normalidade. Para aqueles que se encontram acima do peso, deve-se introduzir uma dieta hipocalórica (com baixa caloria) e promover uma reeducação alimentar, com a incorporação de hábitos alimentares saudáveis para que ocorra não apenas redução de peso, mas também manutenção do peso adequado. Como grande aliado no controle do peso corporal e também da própria hipertensão temos a prática regular de exercícios físico. Por isso converse com seu médico para que ele oriente qual é a melhor atividade para seu caso, escolha a que mais lhe agrada e mexa-se.

Outras medidas como parar de fumar e não utilizar bebidas alcoólicas são extremamente importantes para o controle da hipertensão. E lembre-se: todas estas medidas além de ajudarem no controle da hipertensão promovem uma melhor qualidade de vida!



Fonte: http://www.nutricaoclinica.com.br

02/03/2010

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